26ª edição da Hospitalar apresenta soluções inovadoras para a área de Facilities
Por: Forma RP - Assessoria de Imprensa - 17/05/2019

A área se traduz hoje como um dos principais pilares para a modernização e o crescimento das instituições de saúde em todo o mundo.

São Paulo, maio de 2019 – Entre os dias 21 e 24 de maio acontece o mais importante evento de saúde e principal plataforma de negócios e networking da América Latina, a Hospitalar 2019. Entre os destaques desta edição está o segmento de Facilities, que abrange os serviços de apoio e Hotelaria e é um dos principais pilares de crescimento para o setor de saúde.

 “A presença estratégica da área de Facilities nos hospitais vem ganhando cada vez mais força, uma vez que contribui para o direcionamento eficaz dos investimentos, a modernização e a manutenção das estruturas, além de favorecer o reconhecimento da qualidade daquele espaço por parte do paciente e seu acompanhante”, declara Marcelo Boeger, coordenador científico de Facilities na Hospitalar.

Hospitalar Facilities reunirá dois espaços para promover debates, palestras e demonstrações, em tempo real, de equipamentos e soluções. O primeiro deles, o Facilities Innovation, gratuito e aberto ao público, traz exemplos concretos de como este setor pode auxiliar a reduzir os custos em hospitais, clínicas e laboratórios, melhorando a eficiência no atendimento e a segurança do paciente. Já o segundo, o Facilities Congresso, promoverá uma série de debates sobre cases atuais que destacam a importância da integração na cadeia do setor, a fim de favorecer fluxos e otimizar processos.

Destaques 2019 - @Hospitalar Facilities

Como destaques desta edição, o público terá acesso a produtos e soluções inovadoras, entre elas um dispensador automático de uniformes e privativos - produzido por uma empresa Israelense e representada no Brasil pela IDtrack.  “Atualmente, a evasão do vestuário em hospitais que possuem bons processos para controle está entre 3 e 5% ao mês; já em espaços que não contam com esta mesma gestão, o índice é muito maior, podendo girar em torno de 10%. Com este distribuidor inteligente é possível, por exemplo, garantir que os uniformes adequados estejam sempre disponíveis nos locais certos para os usuários. O sistema ainda permite a identificação dos uniformes não devolvidos e os respectivos usuários, bem com a taxa de utilização por usuário ou departamento.

Além de controlar a vida útil dos vestuários o foco está em garantir um processo de uniformização mais eficiente, contribuindo inclusive para a redução da contaminação, além da redução de custos. Ainda existe a possibilidade de integração com a tecnologia RFID (sigla em inglês para Radio Frequency Identification), fundamental para auxiliar na gestão e higiene de todo o vestuário hospitalar – das equipes clínicas aos centros cirúrgicos, torna a nova solução ainda mais interessante”, afirma Marcelo Boeger.  

Além das demonstrações com o equipamento no estande da empresa, ao lado do Innovation, haverá a palestra do executivo Achim Schäfer, gestor de Logística e Facilities do Hospital Thurgau AG - Suíça, que já utiliza o sistema. A apresentação será às 10hs30, no Congresso, no dia 24 de maio. “O controle do vestuário e enxoval hospitalar é um dos grandes desafios do setor, dada a dimensão e as necessidades específicas da área da saúde.”, comenta o executivo.

Também será possível conhecer a Solução ProXper Health, uma solução de controle, conforto e segurança centrada no paciente. Desenvolvida pela empresa Evolutix, a solução será demonstrada dentro de um quarto digital, que traz automação em tablets, white board digital, entre outras soluções. “Teremos uma instalação no local, para que o público tenha a experiência real desta solução, com simulações de comando de voz para a realização de atividades cotidianas, como controle da iluminação, abertura e fechamento de cortina, chamada de voz. Além disso, a tecnologia confere segurança ao paciente e seus familiares que podem ter acesso a toda a equipe clínica que vai realizar o seu atendimento no hospital via White Board Digital. A solução também integra um prontuário digital, agenda do paciente, controle de acesso, filmes e vídeos institucionais, que poderão ser acessados do quarto do paciente”, afirma Boeger. A Solução ProXper Health já está disponível em alguns hospitais no Rio de Janeiro, Porto Alegre e, mais recentemente, São Paulo. Segundo o especialista Marcelo Boeger, “o paciente está no centro do cuidado e sua experiência deve ser cuidadosamente desenhada”. A percepção do cliente é fortemente afetada pelos serviços que serão apresentados, pois demonstra ao paciente a qualidade em serviços e, para o hospital, há inúmeros ganhos em eficiência de processos e produtividade. 

Uma outra inovação tecnológica que pode ser apropriada pela área e que será apresentada serão os robôs interativos, que poderão ser utilizados para auxiliar nos diversos processos hospitalares, favorecendo a agilidade das atividades internas e reduzindo custos. “A inteligência artificial veio para ficar e a cada dia se torna mais relevante para o desenvolvimento de soluções inovadoras para as mais diversas áreas, como a saúde”, comenta Marcelo Boeger. Desenvolvidos pela empresa Pluginbot, os robôs humanóides contam com capacidade de reconhecimento facial de emoções, são interagentes, conectados e equipados com módulos de mapeamento dos espaços, além de sensores de toque, câmeras e microfones.

Uma Arena Gourmet também está entre as novidades da @Hospitalar Facilities 2019. Neste espaço, o público poderá conhecer todo sistema de montagem e distribuição de dietas com a tecnologia revolucionária do Cook & Chill, que consiste em eliminar riscos de contaminação devido a preparação rápida em cozinhar, resfriar, regenerar e servir as dietas com total qualidade, satisfação e segurança do paciente. É importante ressaltar o quanto o hospital economiza com esta tecnologia, pois permite maior planejamento da gastronomia e da alimentação nos hospitais, além de oferecer maior variedade nos cardápios, customização para as diferentes dietas, tudo sem perder o valor nutricional dos alimentos” - afirma o executivo.

Além disso, serão estudados alguns resultados reais trazidos pela integração de processos do Gerenciamento de Leitos com a área de Facilities, utilizando o sistema da Voice Technology. A empresa Verzani Sandrini também irá marcar presença para demonstrar os pontos críticos de uma limpeza terminal “ao vivo” no quarto de demonstrações. Novas tecnologias também serão apresentadas pela empresa W Energy para a gestão de recursos hídricos e redução das contas. “Este é um evento imperdível para quem busca inovações nesta área”, afirma Boeger.

Localizado no @Facilities Innovation, um dos ambientes mais aguardados da 26ª edição da @Hospitalar é o Hospital do Amor, antigo Hospital do Câncer, com sede em Barretos (SP). O espaço cenográfico permitirá interação e demonstrações de toda a jornada do paciente a partir da sua chegada à instituição. Distribuídos em um amplo ambiente, além de um quarto funcional, haverá um espaço voltado à fé e a espiritualidade, o que reforça um dos pontos de maior relevância nos dias de hoje sobre tratamento e recuperação da saúde, que é a questão da positividade e conforto emocional.

Patrocinadores: Evolutix, Voice Tecnology, IDtrack, Verzani Sandrini, Wenergy, Sisnacmed.

Serviço:

Hospitalar 2019 - “Engajamento e experiência do paciente: uma abordagem de negócio”:

 Data: De 21 a 24 de maio de 2019, das 11h às 20h

Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo)

Programação: https://www.hospitalar.com/pt/foruns/facilities

Credenciamento: https://www.hospitalar.com/pt/visitar/credenciamento-visitantes

Publicidade:
Últimas Noticias
30/06/2019
13/06/2019
13/06/2019
13/06/2019