APAE SP e Unisert promovem pelo terceiro ano consecutivo campanha Junho Lilás
Por: Grupo CDI Comunicação - 03/06/2019

Ideia é conscientizar a população sobre a importância do Teste do Pezinho e a necessidade de se ampliar a cobertura dos exames. Monumentos públicos também contarão com iluminação especial para conscientizar a população

A APAE DE SÃO PAULO e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) comemoram, em 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Para isso, lançarão a terceira edição da campanha Junho Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê, além de enfatizar a necessidade de se ampliar o número de exames cobertos. O conceito da campanha foi desenvolvido, voluntariamente, pela Agência Plug.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças no Teste do Pezinho (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita), mas o laboratório da APAE DE SÃO PAULO, referência em todo o País, oferece testes mais ampliados, em que é possível se detectar até 50 doenças graves, incluindo falhas imunológicas que podem levar a óbito caso não sejam tratadas precocemente.

"A APAE DE SÃO PAULO realizou, em 1976, o primeiro Teste do Pezinho da América Latina. Ao longo dos anos, nosso laboratório se tornou referência, mas hoje há novos exames e é importante que cada vez mais crianças tenham acesso ao diagnóstico precoce de doenças graves para que possam receber os tratamentos adequados e ter mais qualidade de vida", explica Aracélia Costa, superintendente-geral da Organização.

Desde 1992, o Teste do Pezinho é obrigatório em todo o território nacional e hoje está previsto no Programa Nacional de Triagem Neonatal, adotado pelo Ministério da Saúde em 2011. "A APAE DE SÃO PAULO atua para prevenir e promover a saúde das pessoas. Investimos em pesquisas e tecnologias, o que nos possibilita atender pessoas de todo o País. Somente no ano passado, nosso laboratório realizou mais de 2,6 milhões de exames do Teste do Pezinho, mas é possível aumentar esses números com a ampliação da cobertura", comenta Aracélia.

Celebridades estão engajadas na campanha

A apresentadora Ticiane Pinheiro, a dupla sertaneja Maria Cecilia e Rodolfo, a médica pediatra e embaixadora da saúde da APAE DE SÃO PAULO, Dra. Ana Escobar, e a atriz Karina Bacchi, participarão da Campanha.

Monumentos públicos contarão com iluminação especial para alertar população

Em 6 de junho o Congresso Nacional, no Distrito Federal, receberá iluminação especial com a cor lilás. Na capital paulista, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, também haverá iluminação especial, entre os dias 3 e 10 de junho, em alguns pontos, como a Ponte Octávio Frias de Oliveira, Viaduto do Chá, Prédio da Prefeitura (Edifício Matarazzo-Viaduto do Chá), Fonte do Parque do Ibirapuera, Memorial da América Latina e Monumento às Bandeiras. Além disso, também entre os dias 3 e 10, os relógios de rua da cidade terão a frase: "Junho Lilás – 06/06 – Dia Nacional do Teste do Pezinho".

APAE DE SÃO PAULO é referência no Teste do Pezinho

Pioneira na realização do exame no País, a APAE DE SÃO PAULO implantou o Teste do Pezinho no Brasil em 1976 e, desde 2001, é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a Organização é responsável pela realização do teste de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo triadas no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de maternidades e hospitais privados.

O Laboratório da APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em número de exames realizados e desde a sua implantação triou mais de 16 milhões de crianças brasileiras. A Organização também tem um sistema de Busca Ativa, que realiza a convocação imediata de todos os recém-nascidos que apresentam alteração no Teste do Pezinho. Caso seja solicitada a recoleta, é fundamental fazê-la imediatamente. A APAE DE SÃO PAULO possui ainda Ambulatório de Triagem Neonatal com equipe interdisciplinar para orientação e tratamento dos casos confirmados. Para saber mais informações, acesse: www.apaesp.org.br/testedopezinho

 

Teste do Pezinho em números (fonte: Relatório de Atividades APAE DE SÃO PAULO 2018)

Bebês triados em 2018 pela Organização

399.046

Exames realizados em 2018 pela Organização

2.657.946

Impacto do número de casos positivos de doença em 2018

721

% de satisfação dos clientes com a prestação de serviço
(referência Pesquisa de Satisfação Qualidade Norma ISO 9001)

99%

 

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 58 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br .

UNISERT – União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal

A Unisert – União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal Credenciados é uma organização sem fins lucrativos que congrega alguns dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) brasileiros, credenciados pelo Ministério da Saúde para a execução do Programa Nacional de Triagem Neonatal, popularmente conhecido como Teste do Pezinho.

Publicidade:
Últimas Noticias
30/06/2019
13/06/2019
13/06/2019
13/06/2019