AbbVie e Voyager Therapeutics Anunciam Colaboração Global para Desenvolver Novos Tratamentos
Por: SPMJ Comunicação - 09/03/2018

AbbVie e Voyager Therapeutics Anunciam Colaboração Global para Desenvolver Novos Tratamentos para Alzheimer e Outras Doenças Neurodegenerativas

 

  • A colaboração inclui desenvolvimento de terapias genéticas baseadas em vetores para enviar anticorpos monoclonais para o cérebro direcionados contra a proteína tau. Pela colaboração, a Voyager receberá US$ 69 milhões em pagamento antecipado e pode receber cerca de US$ 155 milhões nas fases pré-clínica e fase 1 de estudos clínicos, além de pagamentos adicionais por marcos regulatórios e royalties
  • Em pessoas saudáveis, tau é uma proteína abundante no cérebro e promove a função e estabilidade celular.  Em cérebros doentes, a tau se acumula, resultando em mau funcionamento do cérebro e perda de células cerebrais.

 

 

A AbbVie, companhia biofarmacêutica global, e a Voyager Therapeutics, companhia de terapia genética em fase clínica, anunciam colaboração estratégica exclusiva para desenvolver e comercializar tratamentos para doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Este acordo de colaboração combina o expertise da AbbVie em anticorpos monoclonais, desenvolvimento clínico e capacidade de comercialização global com a plataforma de terapia genética da Voyager para o tratamento de doenças neurodegenerativas. 

Em pessoas saudáveis, tau é uma proteína abundante no cérebro, promovendo a função e estabilidade celular.  Em cérebros doentes, a tau se acumula, resultando em mau funcionamento do cérebro e perda de células cerebrais.   A disseminação progressiva do acúmulo anormal de tau no cérebro está diretamente relacionada à neurodegeneração progressiva e o agravamento dos sintomas. Contudo, uma das atuais limitações com o uso de infusões semanais ou duas vezes por semana de terapias biológicas para doenças neurodegenerativas é que somente uma pequena parte do medicamento chega ao cérebro.  Esta colaboração busca desenvolver um tratamento, de dose única, utilizando a plataforma de terapia genética da Voyager ,para diminuir a concentração patológica de tau, ao levar um anticorpo vetorizado, que codifique instruções genéticas para produzir anticorpos anti-tau dentro do cérebro. 

"A AbbVie está focada no desenvolvimento de tratamentos que atendam as necessidades de saúde pública causadas por Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas”, afirmou o Ph.D. Jim Sullivan, vice presidente de descoberta farmacêutica da AbbVie. “A plataforma de anticorpos vetorizados da Voyager apresenta uma abordagem inovadora para os desafios no tratamento de distúrbios neurológicos com terapias biológicas. Esta colaboração tem potencial para atender as necessidades de pacientes que vivem com determinadas condições como doença de Alzheimer, paralisia supranuclear progressiva e demência frontotemporal”. 

"Combinar a liderança e o profundo conhecimento da AbbVie na descoberta, desenvolvimento e comercialização de anticorpos monoclonais com nossa capacidade em vetorizar anticorpos monoclonais é uma oportunidade ideal. Estamos muito satisfeitos em colaborar com a AbbVie e avançar nesta parceria em um esforço conjunto para levar tratamentos inovadores aos pacientes”, afirmou o médico Steven Paul, presidente e CEO da Voyager. "Esta colaboração também representa um importante avanço em nossa estratégia para alavancar nossa plataforma e programas de terapia vetorizada de anticorpos por meio de parcerias com companhias biofarmacêuticas proporcionando expertise adicional, além dos investimentos necessários”. 

Pelos termos do acordo de colaboração, a Voyager será responsável pela pesquisa e desenvolvimento pré-clínico de anticorpos vetorizados contra a proteína tau, sendo que a AbbVie poderá, então, escolher um ou mais anticorpos vetorizados para prosseguir com estudos e desenvolvimento clínico. Portanto, a Voyager será responsável pela pesquisa e atividades de estudos de fase 1. A partir da conclusão do desenvolvimento clínico de fase 1, a AbbVie tem a opção de licenciar o programa de anticorpo vetorizado para a proteína tau e então liderar  o desenvolvimento clínico e a comercialização global para doenças relacionadas à proteína tau, incluindo Alzheimer e outras doenças neurodenerativas. 

A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, que tem o compromisso de desenvolver terapias inovadoras avançadas, para algumas das mais complexas e críticas condições de saúde.  A missão da companhia é usar seu conhecimento, equipe dedicada e foco em inovação para aprimorar, de forma notável, tratamentos em quatro áreas terapêuticas principais: imunologia, oncologia, virologia e neurociência. Em mais de 75 países, os colaboradores da AbbVie trabalham todos os dias para desenvolver soluções em saúde para pessoas ao redor do mundo. Para mais informação, acesse www.abbvie.com. Siga @abbvie no Twitter, Facebook ou LinkedIn. No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem imunologia, neonatologia, virologia e oncologia e, entre suas diferentes áreas de atuação, conduz mais de 50 estudos clínicos, envolvendo mais de 2300 pacientes, em 300 centros de pesquisa. Para mais informação, acesse www.abbvie.com.br 

A Voyager Therapeutics é companhia de terapia genética em fase clínica, concentrada no desenvolvimento de tratamentos que mudem o curso de doenças neurológicas graves.  A Voyager tem o compromisso de avançar no campo de terapia genética de anticorpos vetorizados por meio de inovação e investimentos na engenharia de vetores e técnicas de otimização, produção e de modos de atuação dos medicamentos. O portfólio de compostos em pesquisa da companhia se concentra em doenças neurológicas graves que necessitem de novas terapias efetivas, incluindo doença avançada de Parkinson, forma monogênica de ELA (Esclerose Amiotrófica Lateral), doença de Huntington, ataxia de Friedreich, demência frontotemporal, doença de Alzheimer e dor grave e crônica.  A Voyager participa de várias colaborações estratégicas, como Sanofi Genzyme, a unidade global de especialidades da Sanofi; com a AbbVie e com a Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts. Fundada por especialistas científicos e clínicos nos campos de terapia genética de anticorpos vetorizados, interferência de expressão de RNA e neurociência, a Voyager tem sede em Cambridge, Massachusetts, EUA. Para mais informações, acesse www.voyagertherapeutics.com

Publicidade:
Últimas Noticias
28/02/2019
10/12/2018
10/12/2018
10/12/2018