Aumento dos números de doenças consideradas controladas acendem debate sobre saúde pública no Brasil
Por: ADVICE Comunicação Corporativa - 29/08/2019

O crescimento dos casos de sarampo e sífilis são os que mais chamam atenção

Importante Prevenir SBPC/ML

Rio de Janeiro, agosto de 2019 – Doenças reemergentes são aquelas que estavam fora de risco, controladas ou erradicadas, mas que voltaram a afetar a população. O aumento no número de casos de sarampo, sífilis, tuberculose e doença de chagas no Brasil incentivou a proposta de realização de uma mesa-redonda sobre o tema durante o 53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. O evento acontecerá no dia 25 de setembro, às 09h00, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Para compor o debate, foram convidados o infectologista e pediatra, Edimilson Migowski; a patologista clínica, Eliane Aparecida Rosseto Welter, a microbiologista, Mireille Ângela Bernardes Sousa e a patologista clínica e imunologista especialista em doença de chagas, Silvana Maria Eloi Santos.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os meses de maio e agosto deste ano, o Brasil registrou 1.226 casos confirmados de sarampo. A meta de vacinação de 2017 (95%), que não foi atingida – houve 84,9% de cobertura na primeira dose e 71,5% na segunda. O déficit desprotegeu a população e resultou em dois surtos da doença no ano passado e um nesse ano.

Ainda segundo o órgão, o país registra um aumento constante no número de casos de sífilis. Em 2016, foram notificados 87.593 casos da doença do tipo adquirida, 37.436 em gestantes e 20.474 casos de sífilis congênita.

O objetivo da atividade é analisar as principais causas que levam ao aumento do número de casos dessas doenças no Brasil, como a saúde pública impacta nesta questão e como os profissionais da área podem contribuir para que o sistema de assistência à saúde esteja preparado para lidar com a questão.

 

Serviço – 53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Data do Congresso: 24a 27 de setembro

Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ)

Mais informações:www.cbpcml.org.br/

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre o Lab Tests Online

O Lab Tests Online é um site produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceria com a American Association for Clinical Chemistry (AACC).

O canal é voltado para pacientes e dispõe de informações e curiosidades sobre diversos testes laboratoriais, que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças.

Para o profissional médico ou atuante em laboratórios de análises clínicas, o Lab Tests Online serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial.

 

www.labtestsonline.org.br

 

 

 

 



 
Publicidade:
Últimas Noticias
30/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019