Cirurgia Robótica aplicada na oncologia torácica é tema de simpósio no Hospital Moinhos de Vento
Por: Critério Comunicação - 29/04/2019

Evento realizado neste final de semana reuniu médicos das diversas especialidades envolvidas no tratamento do câncer de pulmão

Participantes do 1º Simpósio de Cirurgia Robótica aplicada à Oncologia Torácica

     

O cenário atual, as inovações técnicas e as perspectivas futuras na utilização da cirurgia robótica para o tratamento do câncer de pulmão foram debatidas entre profissionais da saúde de todo o país, que se reuniram no Hospital Moinhos de Vento neste final de semana.

A programação do Simpósio de Cirurgia Robótica aplicada à Oncologia Torácica, organizado pelo Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica da instituição gaúcha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, proporcionou apresentações de palestrantes nacionais e internacionais em Porto Alegre.

25 médicos presentes no treinamento para uso do simulador e cirurgia ao vivo

Na abertura do encontro, que ocorreu na manhã de sábado (28), o chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Moinhos, Dr. Marcelo Basso Gazzana, destacou que a iniciativa foi a primeira realizada na região Sul, com foco na divulgação das novas tecnologias que podem ser disponibilizadas aos pacientes. "O robô permite cirurgias mais complexas e precisas.  E especialmente no câncer de pulmão, que é uma doença respiratória potencialmente fatal, é sempre oportuno tornar cada vez mais conhecidos os novos avanços no tratamento", frisou. 

Para o Superintendente Médico do Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi, o evento marcou a importância da instituição gaúcha no contexto nacional da cirurgia robótica. "É uma tendência mundial da cirurgia oncológica a busca da precisão e da técnica minimamente invasiva. A robótica não só traz essa possibilidade de maior precisão diagnóstica e terapêutica, como também consolida o Hospital Moinhos como um centro de referência no uso dessa tecnologia. E quanto mais um hospital se capacita, mais pacientes se beneficiarão. Os melhores resultados cirúrgicos sempre ocorrem em hospitais com maior volume de cirurgias de alta complexidade e com cirurgiões mais experientes".

25 médicos presentes no treinamento para uso do simulador e cirurgia ao vivo

Professor da USP e secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, Dr. Ricardo Terra integrou a comissão organizadora do evento e também ressaltou que o promissor programa de cirurgia robótica do Hospital Moinhos de Vento facilitou a parceria. "Nossa Sociedade quer disseminar o conhecimento sobre novas tecnologias como a Robótica e decidimos fazê-lo através de eventos regionais. A escolha de Porto Alegre para sediar o primeiro evento foi devido a relevância nacional da cirurgia torácica gaúcha e por ser grande centro formador".

 Temas em debate

No sábado, as palestras foram divididas em cinco grandes temáticas: Avanços em oncologia Torácica, Princípios da Cirurgia Torácica Robótica, Ressecções Pulmonares, Ressecção Mediastinal e Complicações da Cirurgia Robótica Torácica. Os profissionais se atualizaram sobre os atuais pilares do tratamento, os desafios do diagnóstico e os benefícios da utilização do robô.  Também foram discutidos casos clínicos reais e complexos pela equipe multiprofissional, que incluiu cirurgiões torácicos, pneumologistas, oncologistas, radioterapeutas, radiologistas e patologistas.

Direto dos Estados Unidos, por videoconferência, o Dr. Stephen Yang, professor da Faculdade de Medicina da Johns Hopkins, ministrou uma aula com o tema "Future of robotic thoracic surgery: technology evolution and perspectives". Yang fez um resgate histórico da tecnologia, falou sobre sua experiência e lembrou a constante necessidade de treinamento e atualização dos profissionais diante da agilidade na evolução das plataformas tecnológicas e descobertas cientificas.

Uma atividade prática – chamada de Hands On - foi a programação do domingo (28), que teve trabalhos em grupo no centro cirúrgico, discussão de casos, utilização do simulador, visitação do equipamento de robótica do Hospital Moinhos de Vento e acompanhamento de uma cirurgia em tempo real.

crédito das fotos Hands On: Marcelo Gazzana 
crédito foto participantes: Divulgação

 
Publicidade:
Últimas Noticias
30/09/2019
17/09/2019
17/09/2019
16/09/2019