Congresso Paranaense de Cardiologia 2019 será internacional
Por: Expressa Comunicação - 06/08/2018

Esta edição teve um aumento de participantes de cerca de 40% em relação ao ano anterior

Cerca de 1.100 cardiologistas, residentes e profissionais de saúde participaram dos 45º Congresso Paranaense de Cardiologia, que ocorreu no Expo Unimed, em Curitiba, nos último fim de semana (dias 27 e 28 de julho). Ao final da tarde de sábado, a diretoria da Sociedade Paranaense de Cardiologia, promotora do evento, anunciou o International Cardiology Meeting - 46º Congresso de Cardiologia, que ocorrerá em agosto de 2019 e contará com mais de dez palestrantes internacionais. Entre eles, Andrews Einstein (da mesma família de Albert Einstein), cardiologista formado pela Universidade de Princeton (EUA), onde Albert Einstein trabalhava, professor de Medicina da Universidade De Columbia em Nova York (EUA) e autor e revisor de artigos e revistas científicas; Leslee Shaw, PhD e professora de Medicina da Universidade de Cornell (EUA), Erick Alexanderson Rosas, presidente da Sociedade Mexicana de Cardiologia; Adel Allan, professor de Cardiologia da Universidade Al-Azhar do Cairo (Egito) e que criou o registro da síndrome coronariana aguda.  

“Esse congresso já foi um sucesso, mas para o próximo ano queremos mais: já temos confirmadas a presença de dez palestrantes de outros continentes e o apoio de instituições internacionais. Agora, com o fortalecimento da Sociedade Paranaense de Cardiologia, esperamos um crescimento de público e uma participação ainda maior. Entre as novidades do próximo ano, está a participação de médicos de outras especialidades e a inclusão de mais atividades para leigos”, afirmou o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, o cardiologista João Vítola, se referindo a um dos pontos altos do congresso: o curso gratuito de reanimação cardíaca voltado à população em geral.

Para 2019, a diretoria da SPC espera receber cerca de 2 mil pessoas.O congresso trouxe um retorno de participantes e inscritos bem acima dos anos anteriores e um crescimento em torno de 40%. Estamos felizes com o resultado, mas essa é só uma sementinha para o próximo ano, quando teremos um congresso internacional”, destaca a cardiologista Célia Regina Winheski, diretora financeira da SPC.

Produção científica

O congresso desse ano teve como tema a prevenção da mortalidade por doenças cardíacas, especialmente, as mortes súbitas, quando a pessoa morre 24h após o início dos sintomas, e as mortes precoces, aquelas que acontecem antes dos 70 anos. Durante os dois dias, ocorreram simpósios, mesas-redondas, conferências, workshops e sessões de perguntas e respostas sobre estratégias de diagnóstico precoce e tratamento rápido em casos de infarto agudo do miocárdio. Os temas abordados foram hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, miocardiopatias, angioplastia, implante de CDI, troca valvar aórtica percutânea, revascularização, entre outros.

“As sessões que planejamos foram executadas em um excelente nível pelos palestrantes, que fizeram apresentações práticas que responderam às perguntas da plateia. Para 2019, os médicos devem esperar desse patamar para mais, o que acertamos vamos ampliar e melhorar ainda mais”, ressalta o diretor científico Rodrigo Cerci.

Com o intuito de difundir estudos atuais, o Congresso Paranaense de Cardiologia promoveu a inscrição de premiação de pôsteres e trabalhos científicos. Confira os premiados:

Categoria Pôster

Pôster n°24 – A influência do índice hemodinâmico agudo na mortalidade intra-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca: insights do registro breathe
Luka Lechinewski, Renata Castro, Alan Homero, Fernando Bacal, Salvador Rassi, Dirceu Almeida, Denilson Albuquerque, Cristina Baena, Luis Rohde e Lídia Moura.

Pôster n° 51 - Capacidade funcional é maior em regiões com maior Walkability
Ana Paula Garcia, Rodrigo Cerci, Lara Pereira, Otávia Ribeiro, Rafaela Ziliotto, Adriano Akino, Cristina Baena, Pedro Padro, João Vítola e Miguel Morita.

Pôster n° 76 - Síndrome de Heyde, um relato de caso
Marcelo Camargo, Márcia Terezinha Tardivo, Bruna Nogueira, Livia Limonta, Patrícia Ferreira Neto, Fabrício Reis, Thiago Rodrigues e Renato Teixeira.

Pôster n° 88 - Hematoma Hepático após terapêutica com rivaroxabana
Mariana Fuganti, Karoline Navarro e Ana Paula Sbalgueiro.

Categoria Trabalho Científico

TL 01- Avaliação da ansiedade cardíaca em um programa de reabilitação cardiovascular multiprofissional
Angelica Zanettini, Leonardo Calegari, Gabriela Stochero, Isabel Cristina Reinheimer, Bruna Sorensen, Juliana Nunes Ferreira e Carlos Luís Pereira Bin.

TL 04 - Infarto agudo do miocárdio secundário a valva aórtica bicuspide
Arthur Nascimento de Moura, Álvaro Augusto Vedana Filho, Gustavo Akio Brand Tashima, Juliana Montalvão Motta, Vivienne Ritchie Bittencourt, Rafael Massaharu Miyazima,  Eduardo Leal Adam, Paulo Roberto Cruz Marquetti, Rodrigo Sfredo Kruger e George Ronald Soncini da Rosa. 

TL 06 - Does age matter for the association between positive family history for premature coronary artery disease And elevated coronary calcium score?
Diogo Kormann, Rodrigo Cerci, Marcello Zapparolli, Luiz Antônio Fruet Bettini, Pedro Henrique Ramos Prado, João Vitola e Miguel Morita Fernandes Silva.

TL 08 - Influência do sexo feminino no diagnóstico de isquemia miocárdica em testes funcionais: estudo prospectivo
Larissa Maria Vosgerau, Fernando Bermúdez Kubrusly, Miguel Morita Fernandes Silva, Marcelo Zapparolli, Camila Aparecida Moraes Marques, Rodrigo Cerci e Luiz Fernando Kubrusly.

 

 

 

Publicidade:
Últimas Noticias
30/09/2018
17/08/2018
17/08/2018
17/08/2018