Delboni Auriemo disponibiliza doses da vacina tetravalente contra gripe
Por: Bowler Comunicação - 15/04/2019

Com foco na imunização dos paulistas, o Delboni Auriemo disponibiliza doses da vacina tetravalente contra gripe

Laboratório dispõe da vacina tetravalente, que inclui a cobertura aos vírus da Influenza A e B, dentre eles o H3N2

São Paulo, abril de 2019 – Durante o outono e inverno as mudanças climáticas são acentuadas. Por isso, observa-se a circulação do vírus da influenza, com um aumento do risco de mortes por doenças respiratórias. Pensando nisso, o laboratório Delboni Auriemo – que integra a Dasa – realiza a campanha de vacinação contra a gripe. Dispondo da vacina tetravalente ((agendamento-vacinas.delboniauriemo.com.br), a mais completa do mercado, o laboratório pretende imunizar os paulistas contra duas cepas de Influenza A (H1N1 e H3N2) e duas cepas de Influenza B (Victoria e Yamagata).

"É necessário que a composição das vacinas esteja de acordo com os tipos de vírus que circularam no ano anterior", explica a infectologista e especialista em vacinas da Dasa, Maria Isabel de Moraes Pinto. "A agressividade do vírus depende mais do estado de imunidade do indivíduo. Qualquer um dos vírus influenza pode determinar desde uma simples gripe até um quadro de insuficiência respiratória ou levar à morte", finaliza.

A especialista destaca que a contaminação ocorre pelo ar, por contato direto (de secreções de alguém doente com o nariz, olhos ou boca) e indireto (tocando em objetos ou superfícies contaminadas por alguém que expeliu o vírus e colocando a mão em uma das mucosas, por exemplo).                                                   

Na meia estação – abril a junho, costuma haver maior aglomeração de pessoas e tempo de permanência em locais fechados e poucos ventilados, fatores que facilitam a contaminação e disseminação dos vírus.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até 16 de março de 2019 foram registrados 212 casos de Influenza (pacientes hospitalizados) em todo o país, com 39 óbitos. Deste total, 145 casos e 38 óbitos foram por Influenza A/H1N1 e sete casos, sem óbitos, por Influenza A/H3N2. Foram registrados, também, 28 casos e um óbito por influenza B e outros quatro casos de Influenza A não subtipados.

Imunização da vacina tetravalente

A vacina tetravalente contra a gripe é indicada para crianças a partir de seis meses. Não há limite de idade para receber a vacina, que é intramuscular. A imunização ocorre a partir de três a seis semanas depois de se receber a dose e, após período de 9 a 12 meses, há uma redução importante dos níveis de imunidade da vacina. "Em razão disso, é fundamental que as pessoas sejam vacinadas todos os anos. Historicamente, nós conseguimos imunizar mais as crianças e os idosos, mas é preciso atrair a sociedade como um todo, inclusive os homens adultos jovens, que são os que menos aderem à vacinação", comenta a infectologista.

São raras as contraindicações da vacina contra a gripe. Não podem receber a dose apenas os bebês com menos de seis meses ou pessoas, de qualquer idade, que tenham reação alérgica grave às proteínas do ovo. Também são incomuns os eventos adversos, pois a vacina é de um vírus inativado (morto) e, portanto, não causa a doença.

Segundo Maria Isabel, os poucos casos de eventos adversos se apresentam como dor ou vermelhidão no local da aplicação e sinais gerais leves, como febre e dor no corpo. "Esses efeitos colaterais, pouco comuns, costumam surgir entre seis e doze horas após a aplicação e podem durar até uma semana", completa.

Como se prevenir

Além de estar com a vacinação em dia, outras medidas ajudam a prevenir a gripe. Cuidados com a higiene das mãos é essencial. "Recomendamos que se lave as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia, principalmente antes de comer ou tocar os olhos, nariz ou boca e depois de tossir, espirrar e de usar o banheiro", explica Maria Isabel. A especialista lista os demais cuidados:

- Evitar contato direto com pessoas gripadas (abraço, beijo, apertos de mão etc.), e não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou com a dobra do cotovelo, ao tossir ou espirrar;
- Evitar permanecer em locais fechados com grande aglomeração de pessoas.

Como saber se é resfriado ou gripe

A gripe se manifesta com sintomas parecidos com o resfriado comum, como dores pelo corpo, especialmente nos músculos e nas articulações, tremores e frio intenso, cansaço, febre acima de 37,5ºC, tosse seca e coriza. A grande diferença entre gripe e resfriado está na intensidade dos sintomas e na evolução, que no caso da infecção por Influenza, pode ser mais rápida e de maior gravidade. "A diferenciação definitiva da infecção pelo Influenza ou pelo vírus do resfriado (rinovírus) só é possível com a realização de um exame laboratorial", explica a médica.

Curiosidades sobre Influenza

Há diferenças entre os vírus da Influenza quanto à contaminação, disseminação e espécies que podem ser atingidas:

Influenza A:
 pode afetar diversas espécies, incluindo humanos, aves, suínos, cavalos e até baleias. Este tipo é o principal responsável por epidemias sazonais e pandemias, sendo classificado em diferentes subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N).

Influenza B: afeta apenas seres humanos e mamíferos marinhos, sendo dividido em apenas duas cepas: Yamagata e Victoria. Tem o mesmo tipo de gravidade da maioria das gripes causadas por Influenza A.

Influenza C: afeta seres humanos e suínos, porém, causam infecções mais brandas e está associado com casos esporádicos. Por não ter impacto na saúde pública, esse tipo de vírus influenza não entra na imunização pela vacina.

Sobre o Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica

O Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica possui mais de 20 unidades de atendimento em todas as regiões da Grande São Paulo. Ao longo de seus 50 anos de história tornou-se referência no setor, realizando exames laboratoriais e de imagem com qualidade, confiança, credibilidade com um corpo clínico renomado e tecnologia de ponta. Pioneiro e inovador, criou o conceito de atendimento integrado por meio das Megaunidades, que oferecem todos os exames no mesmo local. A marca também oferece vacinas para todas as faixas etárias e atendimento domiciliar.

No Delboni também é possível realizar exames de genética de última geração pela GeneOne, marca de medicina genômica que oferece testes para diagnóstico de pré-disposição para síndromes relacionadas com câncer (oncogenética), doenças raras e do coração (cardiogenéticas). Outras informações em: www.delboniauriemo.com.br 

Publicidade:
Últimas Noticias
30/09/2019
21/08/2019
21/08/2019
21/08/2019