Equipamento reduz de 87% a 100% a exposição à radiação
Por: WR Comunicação - 06/11/2018

 

Zero-Gravity REDUZ EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO E PROMOVE MAIS CONFORTO E SEGURANÇA AOS MÉDICOS

Equipamento proporciona uma redução de 87% a 100% na exposição à radiação quando comparado ao uso de aventais de chumbo convencionais 

O crescente número e a complexidade dos procedimentos com fluoroscopia realizados a cada ano tem aumentado a carga de trabalho para médicos, resultando em doses de radiação acumuladas e tensões ortopédicas que podem ocasionar graves problemas de saúde aos médicos. Atualmente, os aventais de chumbo são a solução mais comum para proteção contra radiação. Porém, eles têm limitações de proteção, agindo apenas no peito e algumas vezes nas costas, e chegam a pesar até 12 kg. 

A BIOTRONIK, líder mundial no desenvolvimento, fabricação e venda de dispositivos médicos cardiovasculares, emprega uma tecnologia de ponta no Zero-Gravity, um sistema suspenso de proteção contra radiação e que proporciona redução entre 87% e 100% em exposição à radiação, comparado ao uso de aventais de chumbo convencionais com escudos de mesa e escudos móveis. Além de aumentar o nível de proteção, o equipamento elimina a carga de peso para o profissional, já que fica totalmente suspenso. 

Para a Dra. Carina Hardi, eletrofisiologista do Incor de São Paulo, ter uma alternativa aos tradicionais aventais de chumbo é um grande benefício aos especialistas. “Ao utilizar um equipamento como o Zero-Gravity reduzimos drasticamente os níveis de fadiga e isso nos permite realizar mais procedimentos diários, ter mais disposição ao final do dia e, em longo prazo, termos uma saúde ortopédica mais favorável”, diz. 

O conforto proporcionado pelo Zero-Gravity reflete diretamente na segurança dos procedimentos realizados, já que toda a concentração do médico estará voltada exclusivamente ao paciente. 

“Zero-Gravity é a melhor solução contra radiação e problemas ortopédicos para médicos e técnicos que atuam com fluoroscopia”, afirma Roberto Alvarenga, Gerente Geral América Latina da BIOTRONIK. 

Proteção contra radiação

Qualquer dose de radiação tem um risco associado de indução de câncer, e,  quanto maior a exposição maior é o risco. Zero-Gravity utiliza um escudo suspenso para o corpo de 1,0 mm e um protetor facial de acrílico de 0,5 mm para melhor proteger o operador.

 

Exposição do operador: Comparação do Zero-Gravity X aventais de chumbo convencionais

 

 

Em 2013, um estudo conduzido pelo Departamento de Radiologia, do Medical Center da Baylor University, de Dallas, nos Estados Unidos, fez uma avaliação do Sistema de proteção à radiação suspenso Zero Gravituy vs. proteção de chumbo convencional em procedimentos intervencionistas clínicos.

O resultado concluiu que, comparado com aventais de chumbo convencionais com escudos, o sistema suspenso Zero-Gravity forneceu proteção superior ao operador durante a fluoroscopia intervencionista, permitindo a realização de procedimentos sem escudos potencialmente obstrutivos.

Também foi observado que o Zero-Gravity reduziu significativamente as exposições de muitas áreas do corpo em comparação com as rigorosas técnicas convencionais de blindagem no ambiente clínico. É um aparelho único e sem peso, que protege uma grande proporção do corpo em várias configurações de operador, paciente e tubo. Sendo assim, o sistema Zero-Gravity combina a proteção máxima e eficiente do operador com o conforto de realizar procedimentos sem o peso do avental de chumbo convencional.

 
Proteção ortopédica

Os médicos que trabalham muitas vezes com fluoroscopia estão em risco de tensão ortopédica resultante do peso do vestuário de proteção pessoal. Zero Gravity elimina a tensão corporal inerente ao vestuário de proteção convencional.

 

Consequências do Uso de Aventais de Chumbo Convencionais:

 

 

Cardiologistas intervencionistas devem usar aventais de chumbo cerca de quatro vezes mais do que outros médicos e reportam significativamente maiores taxas de dores no pescoço ou nas costas, bem como os dias perdidos de trabalho. Isso sugere uma forte correlação entre o uso total de avental de chumbo e problemas ortopédicos.

 

Fácil de usar

Zero-Gravity se conecta magneticamente a um colete usado pelo operador sob o avental estéril. Isto permite que o sistema de proteção suspenso se mova automaticamente com o operador e pode ser facilmente conectado ou desconectado de acordo com a utilização de fluoroscopia, tudo ao mesmo tempo mantendo a esterilidade. O equipamento oferece liberdade de movimento.


Sobre a BIOTRONIK

A BIOTRONIK é uma empresa de tecnologia médica que desenvolve soluções cardiovasculares e endovasculares confiáveis e inovadoras. Impulsionada por seu propósito e pela integridade, a BIOTRONIK faz parceria com hospitais e sistemas de saúde há mais de 50 anos, ajudando a prestar assistência que salva e melhora a vida de milhões de pacientes com doenças cardíacas e cardiovasculares. A BIOTRONIK está sediada em Berlim, na Alemanha, e está presente em mais de 100 países.

 

Para mais informações, visite: www.biotronik.com.br Twitter: @BIOTRONIK_News LinkedIn: www.linkedin.com/company/biotronik

Publicidade:
Últimas Noticias
30/11/2018
13/11/2018
09/11/2018
09/11/2018