Hospital São Camilo promove debate sobre espiritualidade
Por: Máquina, Cohn & Wolfe - 04/09/2019

 

Hospital São Camilo promove debate sobre espiritualidade no 6º Congresso Brasileiro "Todos Juntos Contra o Câncer"

Objetivo do painel é abordar diferentes pontos de vista e aprofundar a relação entre as evidências espirituais e a saúde física

 

Referência em oncologia com um Centro de Transplante de Medula Óssea, que realiza todos os tipos de transplantes, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo participará do 6º Congresso Brasileiro "Todos juntos contra o Câncer" no painel "A espiritualidade na área da saúde: uma dimensão de transformação do humano que adoece e do que cuida". O Fórum acontece no dia 04 de setembro, das 14h20 às 16h, no WTC Events Center, em São Paulo.

O encontro será mediado pela Dra. Lucia Eid, Diretora de Práticas Assistenciais da Rede de Hospitais São Camilo de SP, e contará com a presença do Pe. Mateus Locatelli, Secretário da Província Camiliana Brasileira; Isabella Trindade, especialista em mentorias individuais, terapias sonoras e meditações musicais, e Dr. Iran Gonçalves Jr., especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e responsável pela Unidade Coronária e do Pronto-Socorro de Cardiologia do Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina.

O objetivo do fórum é abordar diferentes pontos de vista e aprofundar a relação entre as evidências espirituais e a saúde física. Para a Dra. Lucia Eid, a espiritualidade é fundamentada no modo de ser, agir e interagir com pacientes e familiares, e está presente nos valores da Instituição. "A expressão "mais coração nas mãos, irmão" norteia os Camilianos, já que o coração é o símbolo do amor e as mãos simbolizam a técnica e capacitação dos profissionais da saúde. No São Camilo, a preocupação com o cuidado humanizado faz toda a diferença para pacientes e visitantes, pois é a manifestação de amor ao próximo", explica.

Para a diretora, a doença é vista como um caminho ou oportunidade para a busca do sentido da vida. "Para nós, os profissionais de saúde devem se importar com o bem-estar do paciente, e não somente com o diagnóstico. Este é o diferencial que permeia os especialistas da Rede de Hospitais São Camilo de SP", reforça.

Trabalhos científicos já comprovam o apoio espiritual na área da saúde como responsável por aumentar a sensação de bem-estar e felicidade. "No âmbito assistencial a espiritualidade, compaixão e a gratidão auxiliam no controle da dor, depressão, ansiedade, melhora da imunidade, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares e reinternações, favorecendo a longevidade", finaliza a médica.

O 6º Congresso Brasileiro "Todos juntos contra o Câncer" acontece entre os dias 03 e 05 de setembro, no WTC Events Center, em SP. Nesta edição, temas relacionados à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer serão debatidos pelos principais líderes da Oncologia do país. Organizado pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), é considerado o maior evento de Oncologia do Brasil, reunindo

aproximadamente 3.500 líderes do segmento - entre gestores, médicos, profissionais da saúde, sociedades científicas, terceiro setor, ativistas, advogados e jornalistas atuantes na Oncologia - que se dedicam a iniciativas para a melhoria da prevenção, cuidado e acesso a tratamentos da patologia.

Os temas estão estruturados em cinco principais pilares: prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação. O Congresso é parte do Movimento Todos juntos contra o Câncer, em parceria com mais de 50 entidades de apoio ao paciente, e objetiva influenciar as políticas na área de Oncologia e acelerar a promoção da saúde.

TMO no Hospital São Camilo

Os Centros de Transplante de Medula Óssea (TMO) da Rede de Hospitais São Camilo estão localizados nas Unidades Pompeia e Santana. Sendo, o da Unidade Pompeia, um dos 29 centros de referência no país autorizados pelo Ministério da Saúde a realizar todos os tipos de transplantes de medula óssea, incluindo os alogênicos não aparentados (quando o doador não é familiar), o que multiplica as chances de se localizar um doador. Sua condição de referência pode ser traduzida em números. O Centro de TMO da Unidade Pompeia realizou mais de 700 transplantes de medula óssea. Em outubro de 2016, a Rede de Hospitais São Camilo, implantou o Centro de Transplante de Medula Óssea na Unidade Santana, o primeiro da Zona Norte de São Paulo. O Centro conta com um ambiente exclusivo para o atendimento aos pacientes que necessitam de cuidados de alta complexidade e está apto a realizar transplantes autólogos de medula óssea.

Rede de Hospitais São Camilo

A Rede de Hospitais São Camilo é composta por quatro hospitais modernos em São Paulo. Três ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Por sua vez, a Unidade Granja Viana é uma instituição Camiliana dedicada à assistência e saúde com atenção especial aos pacientes em cuidados continuados em reabilitação, crônicos ou paliativos. Suas instalações serão ampliadas brevemente com o objetivo de atender de forma abrangente a comunidade da região. O projeto prevê a construção de um complexo hospitalar com atendimentos de urgência, emergência, centro médico e diagnóstico para diversas especialidades. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são os principais pilares de atuação. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 6,8 mil médicos qualificados. As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor e a Acreditação Internacional Canadense. A Rede de Hospitais São Camilo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.

Publicidade:
Últimas Noticias
30/09/2019
18/09/2019
18/09/2019
18/09/2019