Hospital Unimed investe em salas cirúrgicas inteligentes
Por: MB Comunicação Empresarial - 05/12/2017

Sala cirúrgica inteligente proporciona mais segurança, agilidade e precisão na realização dos procedimentos (Crédito: Édina Thays Rossato)

Aliado às inovações constantes em infraestrutura, capacitação profissional e sustentabilidade, a Unimed Chapecó investe continuamente em seu Parque Tecnológico. Entre as aquisições mais recentes estão as duas salas do novo Centro Cirúrgico (salas inteligentes).  

A médica anestesiologista e uma das coordenadoras do Centro Cirúrgico, Dra. Rosemary Cury, destaca que as salas têm estrutura para atender um número maior de pacientes, estão equipadas com tecnologia de ponta para realização de qualquer tipo de cirurgia, com destaque para as vídeocirurgias. “Foram equipadas com aparelho de anestesia de última geração, atendendo desde pacientes recém-nascidos até obesos mórbidos, além dos equipamentos como focos, monitores que possibilitam acesso ao vídeo em qualquer posição que o paciente estiver, entre outros”.

 Com a estrutura, segundo Dra. Rosemary, as cirurgias têm maior precisão, agilidade, segurança e melhor resultado. “Como há um processo mais ágil em função dos monitores e toda tecnologia à disposição, o paciente também acorda mais rápido, a sala é desocupada antes, o que agiliza todo o processo”, observa. Outro aspecto importante está relacionado à diferença no agendamento cirúrgico. Agora existe melhor organização porque há estrutura suficiente para o atendimento de todas as demandas e o paciente não precisa esperar para realizar a cirurgia. “Hoje, temos qualidade e segurança que poucos hospitais oferecem aos pacientes”, conclui.

O médico cirurgião bariátrico e também coordenador do Centro Cirúrgico, Dr. Ivanor Alba, complementa que além dos benefícios aos pacientes, a inovação proporciona maior facilidade para o trabalho, pois possibilitou melhorar 100% a ergonomia e o bem-estar de toda a equipe. “É um avanço que todo o hospital quer. Nós temos a felicidade de ter uma estrutura que é fora de sério e só nos resta agradecer a ideia e a iniciativa da nossa Unimed”.

Dr. Ivanor realça, ainda, que o tempo-operatório mudou para melhor e que o hospital da Unimed Chapecó sempre será destaque, tanto na região quanto no Estado. “Temos uma estrutura enxuta e oferecemos serviços de excelência. Com todos os títulos que o hospital recebe, com os investimentos em estrutura e tecnologia e com o constante aperfeiçoamento das equipes médicas com novas técnicas, sem dúvida, somos referência”.

Estrutura

As salas inteligentes contam com torres de vídeo e focos cirúrgicos Trumpf. A estação de anestesia está diretamente ligada ao braço da estativa, possibilitando maior dimensionamento dos espaços. Nos locais, são realizados procedimentos de pequeno a grande porte e alta complexidade como: cirurgia neurológica para biópsia estereotáxica, ressecção de tumor cerebral com sistema de neuronavegação, quimioterapia intraperitonial hipertérmica (HIPEC), cirurgia bariátrica por videolaparoscopia (obesidade), cirurgias cardíacas (trocas valvares, revascularização do miocárdio) e colangiopacreatografia (CPRE), bem como todas as cirurgias do trato digestivo.

Procedimentos como fragmentação e retirada de cálculos urinários com ureteroscópio flexível com laser, utilização de microscópio Zeiss para cirurgias de catarata e vítreo, videoartroscopias, cirurgia de implante coclear e troca de válvulas cardíacas sem necessidade de abertura do torax já são rotineiramente realizadas no Hospital Unimed, graças à tecnologia incorporada. São realizados, ainda, procedimentos em que o paciente é liberado no mesmo dia como, por exemplo, cirurgia de hérnia, vesícula biliar, cirurgias ginecológicas, entre outras.

O número de procedimentos realizados mensalmente é de 750. O Centro Cirúrgico é composto por seis salas que realizam procedimentos de pequena, média e alta complexidade. São 11 leitos de recuperação e 11 leitos de hospital dia para recuperação pós-anestésica para pacientes que realizam procedimentos ambulatoriais.

O parque tecnológico do Centro Cirúrgico está equipado com Torres de Vídeo, Plataformas de Energia Triad, Vitriofago e Facoemulsificador Constellation, Drill Midas Rex, Estação de anestesia Perseus, Microscópio Neurológico Zeiss, Microscópio Oftalmológico Zeiss, Microscópio para Otorrinolaringologia Zeiss, Ultrassom Portátil Healthcare G.E, Equipamento de Shaver Stryker e Intensificador de Imagem Siemens Arcadis.

O Centro Cirúrgico também conta com o Centro Cardioneurovascular que desenvolve procedimentos de cardiologia intervencionista (cateterismo, angioplastia e troca de prótese valvar percutânea), procedimentos da eletrofisiologia como diagnóstico e tratamento de fibrilação atrial, procedimentos neurológicos como angiografia cerebral e embolização de aneurisma cerebral, procedimentos vasculares como angiografias de membros inferiores, angioplastias, angiografias e colocação de endoprótese para tratamento de aneurisma.

A diretora hospitalar da Unimed Chapecó, Dra. Carolina Ponzi, destaca que a aquisição de equipamentos e tecnologias para o Hospital Unimed Chapecó traduz a preocupação com a qualidade e a segurança dos atendimentos prestados aos clientes. Os monitores, carros de anestesia, estativas e monitores do centro cirúrgico, as camas e monitores da UTI Geral, incubadoras e ventiladores de ponta da UTI Neonatal, a nova máquina de Litotripsia extracorpórea e o equipamento de ergoespirometria posicionam o hospital como referência na região e no Estado para atendimento de casos cada vez mais complexos. “Este parque tecnológico, a expertise dos nossos médicos cooperados e a qualidade do nosso corpo técnico-profissional contribuem para que a nossa cooperativa seja sustentável e gere empregos diretos e indiretos e tenha papel importante no desenvolvimento de Chapecó e da região”.

 

Publicidade:
Últimas Noticias
30/07/2018
12/07/2018
12/07/2018
12/07/2018