Hospital de Campinas usa robôs em cirurgias
Por: FSB Comunicação - 11/12/2018

Vera Cruz foi a primeira instituição privada fora das grandes capitais a realizar, nesta segunda-feira, cirurgias robóticas. Os procedimentos feitos com o robô Da Vinci são considerados menos invasivos e com altas muito mais rápidas aos pacientes

 

Campinas, 10 de dezembro de 2018 – O Hospital Vera Cruz de Campinas foi a primeira instituição privada fora das grandes capitais a realizar nesta segunda-feira (10) cirurgia robótica. A primeira especialidade de atuação foi a urologia. A prostatectomia (retirada da próstata) realizada pelo Urologista Sandro Mendonça Faria, no paciente de 57 anos, foi considerada um sucesso pela equipe do programa de cirurgia robótica do hospital. O procedimento durou cerca de 3 horas e a alta está prevista para amanhã (11).

A novidade foi viabilizada a partir da contratação do robô Da Vinci, importado dos Estados Unidos, em conjunto com a Hospital Care, holding administradora de hospitais, que inclui o Vera Cruz. O equipamento será usado também em cirurgias nas especialidades de coloproctologia, gastroenterologia e cirurgia torácica, além da urologia.

O robô possibilitará que a população de Campinas e região tenha acesso ao o que há de mais moderno no campo da medicina. Os procedimentos robóticos são considerados menos invasivos e, consequentemente, conferem menos dor, menos traumas e possibilitam altas precoces aos pacientes, comparados as cirurgias convencionais.

"Viabilizar a tecnologia de cirurgia robótica para Campinas foi um enorme desafio. A iniciativa demandou importante aporte de capital humano e financeiro, alinhado com o planejamento estratégico da instituição de se manter na vanguarda no que diz respeito à inovação tecnológica e excelência no atendimento dos pacientes", explica João Paulo de Oliveira, diretor comercial da instituição.

Segundo o urologista Sandro Mendonça Faria, o sistema robótico é moderno, multifuncional e auxiliará principalmente no tratamento do câncer de próstata. “A técnica é conhecida mundialmente na abordagem e preservação dos nervos responsáveis pela ereção, o que confere resultados superiores no controle do câncer e da prevenção da continência urinária e da função sexual.”

Além dos investimentos na tecnologia, o Hospital Vera Cruz estuda novos aportes na área ambulatorial, infraestrutura e hotelaria, que passa por obras de ampliação e modernização do hospital e melhorias no Centro Clínico do Bairro Guanabara, onde são realizadas consultas ambulatoriais com especialistas. 

Cirurgias

A direção do Vera Cruz estima realizar 180 cirurgias no primeiro ano de utilização do equipamento – média mensal de 15 cirurgias mensais. A primeira intervenção com o robô Da Vinci foi realizada nesta segunda-feira (10). Na ocasião, a equipe do programa de cirurgia robótica do hospital realizou uma prostatectomia (retirada da próstata). A cirurgia durou 3 horas e o paciente de 57 anos deverá receber alta amanhã (11).

 

Capacitação médica

O processo de habilitação e especialização em cirurgias robóticas se inicia com treinamento in loco no robô e finaliza com a certificação em curso específico do fabricante, em Bogotá, na Colômbia. Campinas se encontra em situação privilegiada. Pelo menos cinco médicos da instituição já estão treinados e autorizados para cirurgias robóticas. Com o início do programa, o hospital poderá indicar o treinamento em cirurgia robóticas para outros profissionais altamente qualificados. 

O Hospital Vera Cruz

A parceria entre Vera Cruz e a Hospital Care, holding administradora de hospitais, composta pela Bozano Investimentos, Família Horn e Cia Bozano, foi anunciada em 2 de outubro de 2017. A holding, que é presidida pelo empresário Rogério Melzi, adquiriu 65% do ativo, trabalha na modernização do próprio Vera Cruz e ainda prevê a construção de dois novos prédios, na frente e ao lado da atual unidade. Com o investimento, a empresa pretende ampliar o número de leitos, de 154 para cerca 200 acomodações.

De acordo com Felipe Kotait Borba, diretor executivo de Mercado da Hospital Care, a cirurgia por robótica, aliada às diversas outras iniciativas listadas acima e que estão em andamento, farão com o que o Hospital Vera Cruz mantenha sua posição de liderança na região, atuando como hospital referência de alta complexidade, não só em excelência médica, mas também em inovação hospitalar. “O grande objetivo de todo o nosso time é levar aos nossos pacientes o que há de melhor no mercado”, explica o dirigente.

Publicidade:
Últimas Noticias
30/04/2019
25/03/2019
25/03/2019
25/03/2019