HospitalMed: segundo maior evento do setor médico-hospitalar no Brasil bateu todos os recordes
Por: Redação HOSP - 02/12/2019

 

A 7ª edição da HospitalMed, feira de produtos e serviços para o setor de saúde foi, sem duvida alguma um verdadeiro sucesso. Durante três dias, o Centro de Convenções de Pernambuco recebeu mais de 400 marcas expositoras, 60 eventos paralelos de aperfeiçoamento profissional, na forma de congressos e workshops, além de inúmeras apresentações de inovações em produtos e soluções tecnológicas.

Rodrigo da Fonte, presidente da HospitalMed, comemora o resultado de mais 600 milhões de reais em negócios e mais de 19 mil visitantes. “Superamos todas as expectativas deste ano. Tivemos grandes expositores, parceiros e uma vasta programação de conteúdo. Além de visitantes extremamente engajados durante todos os dias da feira”, afirma.

Compondo a extensa grade de conteúdo que fez parte do encontro, o 2º Fórum Norte Nordeste de Líderes da Saúde, realizado em parceria com o Instituto Coalizão Saúde - ICOS foi um dos destaques da programação, reunindo diversos nomes para discutir o tema "Saúde 2030: Liderança, tecnologia e tendências para a próxima década", com a presença de inúmeros profissionais de destaque do mercado.

O espaço HospitalMed Mobility ofereceu palestras e serviços gratuitos para pessoas com deficiência (PCD). Desenvolvido pela feira em parceria com a Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (ABRIDEF) e patrocinado pelo Grupo Parvi, o projeto teve como objetivo auxiliar e informar pessoas com deficiência sobre os direitos na aquisição de veículos com isenção de taxas, tirando dúvidas sobre a documentação e processos administrativos necessários. A carteira de habilitação (CNH) para PCD e adaptação de automóveis também foram assuntos abordados no local.

Dentro de uma visão avançada e atentos às realidades e avanços tecnológicos em todas as áreas, os organizadores do evento trouxeram a 4ª edição da Startup Health, que contou com 25 expositores que apresentaram soluções inovadoras que impactam diretamente na qualidade de vida da população, com ferramentas para reduzir custos e melhorar a eficácia dos tratamentos de saúde. Este ano, a FOZ – Centro de Inovação em Saúde e Educação, criado pelo IMIP e pela Faculdade Pernambucana de Saúde, foi responsável pelo evento juntamente com a HospitalMed. “Através desse evento, conseguimos proporcionar o encontro entre estudantes, empreendedores e empresários, todos reunidos em prol do avanço da saúde e da tecnologia no país”, comentou Maristone Gomes, CEO da Salvus e organizador do evento.

Automatização na saúde já é uma realidade irreversível, e o uso de robôs acontece em diversas unidades hospitalares no país. Por isso, a Robótica Health trouxe entre seus expositores a Conceptmed, com o “Padbot”, robô de telepresença que atua na telemedicina com diversas aplicações. O equipamento é capaz de conectar equipes, especialistas e pacientes, além de apresentar aplicabilidade para cuidado de idosos. Ele pode ser utilizado em regiões mais distantes do planeta, desde hospitais de baixa complexidade até apoio e ajuda em campanhas humanitárias ao redor do mundo. O robô ARM, desenvolvido pela empresa brasileira Vivax, foi outro destaque da programação, tendo sido desenvolvido com o objetivo de oferecer alternativa mais eficiente na reabilitação de pacientes que perderam movimentos e/ou funções neurológicas dos membros superiores devido a um acidente vascular cerebral (AVC) ou disfunção ortopédica. O ARM funciona com um braço robótico onde o paciente pode se exercitar jogando. Com a experiência lúdica dos jogos, as pessoas ficam mais motivadas e incentivadas a fazer o maior número de movimentos, diminuindo drasticamente o tempo de tratamento.

A luva antimicrobiana Medix Brasil AMG (Antimicrobial Gloves), foi um dos produtos de destaque da feira no quesito inovação. Trata-se da primeira luva com atividade antimicrobiana no mundo, capaz de eliminar, em poucos minutos, até 99,999% das bactérias selecionadas, causadoras das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Ao contrário das luvas médicas convencionais, que servem apenas como uma barreira passiva entre os micróbios e as mãos, o produto pode desempenhar um papel ativo na redução da disseminação de infecções por meio do seu mecanismo de eliminação. A luva é projetada para matar rapidamente microorganismos em sua face externa após o contato. De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), conhecer a magnitude do problema e adotar programas de prevenção e controle, pode reduzir até 70% das ocorrências de algumas das IRAS.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios - ABIMO montou, pela primeira vez, um pavilhão na HospitalMed. Com seis empresas, o espaço apresentou soluções eficazes desenvolvidas pela indústria de saúde nacional. Para a gerente de marketing da instituição, Rejane Dias, “a realização da feira em Recife-PE é um dos fatores que despertou o interesse da indústria, visto que a capital de Pernambuco oferece muitas oportunidades de negócios neste segmento. Além disso, os empresários destacaram a localização estratégica do Pavilhão ABIMO e o crescimento da feira dentro do mercado nacional”, explica.

A próxima edição da HospitalMed já tem data marcada. Irá acontecer entre os dias 21 e 23 de outubro de 2020, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Estiveram presentes no evento:

Grupo Buzattos: no mercado desde 1996, atuando nas diversas modalidades do setor da saúde, como odontologia, farmácia de manipulação e drogarias, há cerca de cinco anos passou a investir no segmento de mobiliário hospitalar. Segundo Augusto Cotes, gerente de vendas, a empresa produz toda a parte de mobiliário, como móveis para recepção, leitos, móveis dos quartos, farmácias hospitalares, e móveis para almoxarifado. O executivo explica que o principal diferencial de seus produtos reside no fato de serem todos confeccionados industrialmente, através de um parque tecnológico completamente equipado com as melhores máquinas para marcenaria, provenientes da Itália e Alemanha. Por esse motivo, suas equipes de montagem conseguem concluir os trabalhos com rapidez, e o gerente salienta que a empresa também oferece serviços completos de comunicação visual. Ele mostra ter grande fé no mercado de saúde brasileiro, que acredita estar se reformulando, tendo em vista que a empresa está retomando todas as negociações que se encontravam paradas em virtude da crise. Presente na HospitalMed pela primeira vez, Cotes comemorou a participação, e salientou que o nordeste é o segundo mercado hospitalar no Brasil, razão que levou a empresa a ter excelentes contatos com unidades de referência na região. O gerente reforça que para o próximo ano a empresa tem uma expectativa muito boa de crescimento. Grupo Buzattos - (31) 3358-3644 - www.buzattos.com.br

Locmed: trabalhando inicialmente com o mercado de homecare, a empresa começou suas atividades há 18 anos, alugando equipamentos de suporte para pacientes em domicílio. Ao longo de sua história, foram agregando outros produtos, e começaram a atender também hospitais e prefeituras, via licitações. Hoje já estão presentes em cinco estados da região nordeste e esta é a sua quarta participação no evento. Para Bruno Camargo Lima de Aquino, diretor da empresa, seu principal diferencial reside na qualidade do serviço oferecido de forma a melhorar o tratamento do paciente, com segurança e conforto. Além disso, seus gestores buscam trazer sempre a melhor tecnologia disponível no mercado, com equipamentos de ponta, sem esquecer da rigorosa qualificação da equipe de técnicos, que permite atender integralmente a demanda dos pacientes. Seus principais produtos são equipamentos para ventilação invasiva e não-invasiva, terapia intensiva, terapia da apneia do sono, camas hospitalares e cadeiras de rodas, monitores de sinais vitais, ventiladores pulmonares, entre diversos outros artigos. O executivo observa que o mercado de saúde brasileiro, mesmo tendo enfrentado as recentes crises, tem mostrado um crescimento animador, tão sustentável que a empresa continua investindo em novas filiais e na ampliação da sua atuação em novos mercados. Como estrela no evento, Aquino apresentou a linha de ventiladores para uso domiciliar da Philips Respironics, que permitem que o paciente internado por longo período, possa ser removido para sua residência, com a devida garantia e segurança da correta continuidade de seu tratamento. Esse equipamento possui bateria e possibilita que o paciente possa sair de casa, fazer os deslocamentos necessários para o seu tratamento, sem a interrupção do uso do ventilador. Locmed – (81) 3261-7512 - www.locmed.com.br

e-Health: formada por profissionais com ampla experiência em radiologia digital, a e-Health tem em seu núcleo o conhecimento de seus fundadores que vieram de grandes empresas no segmento da saúde. John Herbert, um dos seus fundadores, explica que buscaram com esse know-how preencher a lacuna de algumas instalações e implantações, necessários para os clientes. Herbert pontua que um dos pilares de sucesso da empresa reside na mão de obra altamente capacitada e a prestação de serviços especializados. O executivo explica que a empresa se baseia em três pilares: o principal deles é a parte de serviços especializados, que trabalha com migração de dados para hospitais e clinicas; o segundo pilar é composto pela parte de produtos, que agregam um software de gestão hospitalar e um software de gestão de conteúdo, que é uma plataforma única, onde é possível fazer cadastro de clientes, fornecedores, agendamento de pacientes, e a digitalização de toda a documentação hospitalar; e o terceiro pilar, composto pelo suporte técnico, baseado no seu conhecimento em IT hospitalar. Herbert salienta que o setor da saúde vem sendo beneficiado com um avanço muito grande no setor de tecnologia, em especial no tocante à tecnologia da informação e uso de inteligência artificial. Como exemplo ele cita sua plataforma que permite que o médico veja a imagem obtida no exame, faça laudos e comentários, sem a necessidade de microfones ou licenças especiais, utilizando-se da plataforma do Google. Assim, ele consegue emitir laudos falados utilizando apenas a interface do computador. Outra ferramenta importante na área de 3D, auxilia os médicos a localizarem, principalmente nas mamografias, os microcistos ou micronódulos nas mamas, acelerando tanto o diagnóstico quanto o tratamento. Com relação ao mercado, o executivo pondera que, em vista da crise econômica, todas as empresas em geral estão muito mais cautelosas na escolha dos investimentos, o que leva a uma demora muito grande na escolha dos investimentos a serem firmados, ocasionando um atraso em toda a cadeia, que penaliza a extremidade final, que é o paciente. Ele aponta que o futuro próximo devera ser benéfico para o setor de saúde brasileiro com a vinda da IA, e com a digitalização de todos os processos, fica muito mais natural para todas as clínicas e hospitais se informatizarem, apresentando para o próximo ano uma perspectiva muito melhor para esse mercado. e-Health - 11 4765-0788 - www.ehealth-it.com.br

Samtronic: há mais de 30 anos a empresa foi fundada originalmente focada na produção de sistemas de infusão hospitalar, oferecendo uma linha completa de equipamentos como bombas de seringa, volumétricas rotativas e lineares, além de uma vasta linha de equipos, e hoje conta com mais de 56 modelos distintos de aplicação. Segundo José Filho, gerente comercial, o mercado de saúde mostrou esse ano um crescimento constante, com a abertura de muitos novos hospitais, o que elevou a demanda por essa linha de artigos. O executivo aponta como principal linha de produtos da empresa aquela formada por itens para infusão, com os mais variados tipos de bombas, bem como seus acessórios e equipos. Nesse nicho a Icatu, bomba de infusão peristáltica linear apresenta design arrojado, concentrando tecnologia e recursos inéditos em um volume leve e compacto que propicia o empilhamento de vários equipamentos no mesmo suporte. Seu display gráfico é de fácil visualização, e a programação de parâmetros de infusão é simples e intuitiva, disponibilizando histórico da infusão, tudo isso projetado e executado de forma ergométrica e inteligente. Pode ser utilizada com equipos Samtronic AMISET ou equipos de outros fabricantes destinados ao uso em bomba de infusão. A empresa se mostra bastante confiante para os próximos 12 meses, e acredita superar a meta de crescimento estabelecida (entre 10 e 20%). Além das bombas de infusão, são oferecidos também monitores de sinais vitais, analisadores e simuladores, bombas elastoméricas, seringas, suportes para soro e sistemas de sucção. Samtronic – (11) 2244-7750 – www.samtronic.com.br

Clean Medical: a empresa foi criada a partir da necessidade determinada pela demanda de alguns hospitais pela locação de equipamentos médico-hospitalares, uma vez que esses artigos possuem custo elevado, e seguem um rigor muito grande no caso de necessitarem de reparo ou manutenção. Assim, segundo Júlio Meneguetti, diretor da empesa, a partir da análise dessa necessidade do mercado, foi criada a companhia, retirando do hospital a preocupação com o reparo e manutenção desses itens. Assim, o hospital fica desonerado desses gastos, podendo investir mais na capacitação de suas equipes, na melhoria dos serviços de hotelaria hospitalar e serviços médicos em geral. Hoje, a empresa conta com mais de 5 mil equipamentos para locação, em um total de 370 hospitais no Brasil todo, tendo se consolidado como um dos maiores fornecedores da área. O executivo salienta a manutenção de tecnologia atualizada, uma vez que, a cada dois anos, a empresa troca e atualiza todo o seu parque de produtos, trazendo sempre para o hospital as mais novas tecnologias. Um dos aspectos que segundo ele fazem da empresa referência no mercado está no compromisso assumido com o cliente. Por exemplo, num eixo de 250 km, a empresa substitui um equipamento com problema em até 3 horas, e fora do estado de São Paulo, em até 48 horas. A Clean Medical conta com especialistas, técnicos especializados e fisioterapeutas, que dão treinamento para toda a equipe do hospital, de forma a capacitar as equipes com as mais modernas tecnologias. Com relação ao mercado em si, o diretor afirma que há uma demanda muito grande, uma vez que os hospitais sempre precisam de novos equipamentos. Por este motivo, ele vê com muito otimismo os próximos meses, razão pela qual planejam entrar também no segmento da telemedicina, como solução para a melhoria de atendimento médico para a população, com mais eficiência para o serviço e economia para o poder público na gestão desse serviço. Para o evento, e dentro dessa linha de ação, a empesa levou um equipamento destinado a uso em clínicas, que faz uma triagem em 15 minutos, analisando os sinais vitais, eletrocardiograma, etc, de forma a levantar possíveis hipóteses diagnósticas e orientar as melhores condutas terapêuticas ou aprofundar a investigação clinica. Clean Medical – (11) 5018-1044 – www.cleanmedical.com.br

Missner: há 30 anos fabrica esparadrapo, fita microporosa e curativos avançados, oferecendo máxima fixação do curativo, de forma a permitir à pele a liberdade de movimento e respiração, o que contribui para uma ótima cicatrização. Ideal para a proteção de cortes, feridas e pontos falsos, os produtos respeitam a sensibilidade da derme de crianças, adultos e idosos e, mesmo apresentando fixação superior, não ferem a pele durante a remoção do curativo. Participante de todos os eventos do setor, seja como expositor ou nas áreas de congressos, a empresa tem marcante atuação no segmento. Segundo Sheyla Waltrich, diretora comercial, uma das novidades na feira é a linha de alginatos e hidrocolóides, que foram apresentados no estande da empresa por meio de palestras internas, que conferiram aos participantes o devido certificado de participação. Os Curativos de Alginato de Calcio Reforçado M-TEC são fabricados com um não tecido composto por alginato de cálcio/sódio esterilizado, de alto teor de alginato M (ácido manurónico) proporcionando absorção mais rápida. O M-Tec é macio, conformável à pele, altamente absorvente, e com reforço de nylon 6-6 que garante uma remoção íntegra e intacta. Esterilizado por irradiação gama, o curativo tem dimensões de 10 x 10 cm e comercializado em caixas contendo 10 unidades. – Missner – (47) 3334-0580 – www.missner.com.br

Be Care: fornecendo soluções para o mercado médico-hospitalar por meio de produtos com qualidade, inovação e segurança, a empresa atua em duas vertentes: a Be Care Saúde com produtos como luvas cirúrgicas, luvas de procedimento, equipos, cateteres, entre outros; e a Be Care Profissional com soluções de proteção para o mercado profissional em EPI’s homologadas pelo Ministério do Trabalho. Para Guilherme Valente, diretor da empesa, o mercado de saúde vem mostrando uma evolução crescente, e cada vez mais demandando produtos de maior qualidade. Por esse motivo, a empresa passou a atuar não apenas com os produtos da linha de commodities (como luvas de procedimentos), mas também com a linha de fisioterapia respiratória e produtos para quimioterapia, que são linhas que demandam maior conhecimento técnico. Entre seus produtos de destaque está o filtro bacteriano HME – ZF001, indicado nos circuitos ventilatórios para aquecer e umidificar o fluxo de ar que vem do ventilador durante a anestesia cirúrgica, processo respiratório com oxigênio e partículas de gás anestésico, o dispositivo faz a filtragem de vírus e permite o ajuste da temperatura e umidade do gás de entrada. Seu uso é indicado para evitar a infecção cruzada do ventilador de anestesia com pacientes com infecção pulmonar, e ainda, ajustar e manter a temperatura e umidade do gás de entrada. Outro destaque é a luva cirúrgica esterilizada, totalmente livre de pó bioabsorvível que proporciona maior proteção ao usuário contra riscos alérgicos. O executivo se mostra otimista com relação aos próximos meses, prevendo um mercado bastante interessante nesse segmento. Be Care - (11) 97555-1177 – www.becaremat.com.br

Elomed: presente no setor há 32 anos, a empesa foi fundada com vistas a fornecer serviços de engenharia clínica, para a manutenção de equipamentos de raios-x, monitores cardíacos, etc. Em 1991, a Elomed iniciou uma parceria com o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo (HSVP), quando criou e passou a fazer a gestão do Centro de Engenharia Biomédica. A partir desta atuação, alguns produtos foram sendo desenvolvidos para suprir necessidades do hospital. Com base nas necessidades desse cliente, foram surgindo outras áreas da empresa, como a de desenvolvimento de produtos, para atender as necessidades específicas. Foram então desenvolvidos calibradores de equipamentos de pressão arterial. Dentro desse mesmo principio surgiu o sistema de IT medico para instalação em salas cirúrgicas e UTIs, com vistas a garantir a segurança elétrica nesses ambientes. Dessa forma o sistema informa às equipes de engenharia que determinado equipamento dessa área tem alguma falha, permitindo a pronta intervenção sem a interrupção do procedimento. Segundo Rafael Wendling , diretor da empresa, seu maior diferencial está numa equipe altamente capacitada, pronta para ouvir a necessidade do cliente, desenvolver soluções dedicadas a ele, mas que também poderão ser utilizadas e\ou adaptadas para outras instituições. Otimista com relação ao mercado e em sua primeira participação no evento, o executivo aposta no próximo ano como uma etapa de crescimento para o setor. Com relação ao evento, mostrou-se favoravelmente impactado tanto pela grande presença do público quanto por sua qualificação, o que eleva a qualidade do evento. Elomed – (54) 3327-1661 – www.elomed.com.br

3B Scientific: A empresa iniciou suas atividades na década de 40 na Alemanha, com a produção de materiais didáticos para a formação médica e ciências naturais. No mercado brasileiro a empresa atua há 13 anos, fornecendo modelos anatômicos e simuladores. Sven Malunat, diretor da empresa, fala sobre sua segunda participação na feira e como encontra o mercado de saúde nacional, que, na sua opinião, embora tenha vivenciado problemas, vem apresentando um crescimento interessante. Ele destaca que o aumento de escolas particulares de medicina gera também uma maior demanda por modelos de alta fidelidade e simuladores realísticos, área de atuação da sua empresa. Ele salienta ainda a importância do evento na região, assim como o surgimento de diversos outros eventos para o setor, o que dá mostras da solidez e crescimento do mercado. Malunat aponta a liderança da empresa no campo de modelos anatômicos, adquirida em consequência da qualidade de seus produtos, que são bastante detalhados e realistas, e a tendência de cada vez mais evoluir com os produtos para simulação. Estrela da empresa no evento, o ADAM-X é o simulador de paciente masculino projetado para a prática de habilidades e assistência médica em casos de emergência. Trata-se de uma reprodução da estrutura esquelética e anatômica de um
humano, que é durável e adequado para o treinamento em qualquer situação de emergência de trauma e em qualquer ambiente, sendo ideal para treinamento de emergência de trauma militar ou civil. O ADAM-X é um sistema sem fio; que incorpora um computador plenamente funcional que permite ao instrutor monitorar e fazer ajustes no curso do treinamento, além de possuir características e funções únicas, tornando o treinamento mais realista. 3B Scientific - (47) 3467-9800 www.bscientific.com.br

 

 

 

 

Publicidade:
Últimas Noticias
30/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
02/12/2019