Livro sobre atendimento pré-hospitalar chega as livrarias
Por: DOC Press Comunicação - 30/09/2013

O atendimento pré-hospitalar realizado no cenário da ocorrência é fundamental para salvar vidas

Acaba de chegar às livrarias a obra Pré-hospitalar, do GRAU - Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências, que aborda toda a experiência do grupo que desempenha, há 24 anos, um importante papel no atendimento pré-hospitalar (APH) no Estado de São Paulo.

Completamente ilustrado, Pré-hospitalar foi escrito por profissionais com larga experiência prática em APH e aborda temas muito atuais, como atendimento de vítimas de armas menos letais (como bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha), logística, bases técnicas e administrativas do APH, os principais tipos de traumas, as emergências clínicas e cirúrgicas, o cuidado dos grupos com necessidades distintas de abordagem, como idosos e gestantes, e os eventos com grandes aglomerações de pessoas, além de desastres.

A publicação é importante para o atual cenário do APH. Vivemos no Brasil uma epidemia de mortes por causa externas. A cada ano morrem cerca de 140 mil pessoas por agressões, assaltos, acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, exposição à fumaça ou ao fogo, entre outras, além dos milhares de indivíduos que ficam incapacitados. É a terceira causa de mortes no país, só perdendo para as doenças cardiovasculares e os cânceres, representando mais de um milhão de internações hospitalares somente nos serviços do SUS. Em três regiões (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), entretanto, já é a segunda causa.

Segundo a Dra. Maria Cecília de Toledo Damasceno, especialista em Clínica Médica e uma das editoras da obra, toda a experiência do GRAU é relatada neste livro, que tem como objetivo ser uma referência completa e atualizada do conhecimento pré-hospitalar, ajudando os profissionais da área na padronização de conceitos e rotinas de trabalho.

O livro já é considerado um marco na literatura da área de Ciências da Saúde brasileira, não só pela escassez de obras sobre o assunto, mas também pelo momento vivido pelo Brasil. "Com a proximidade da Copa do Mundo da FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 é necessário termos profissionais de saúde preparados e capacitados em atendimento pré-hospitalar", conclui a Dra. Maria Cecília de Toledo Damasceno.

Editores do livro:

  • Gustavo Feriani é médico especialista em Cirurgia Plástica e médico do GRAU.
  • Jorge Michel Ribera é médico especialista em Cirurgia Vascular e Medicina Intensiva. Diretor e médico do GRAU.
  • Maria Cecília de Toledo Damasceno é médica especialista em Clínica Médica. Assistente técnica do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo. Médica assistente da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP. Professora adjunta da Disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do ABC. Doutora em Ciências pela FMUSP.
  • Pedro J. Rozolen Jr. é médico especialista em Urologia. Médico do GRAU. Membro da Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo. Diretor Médico Adjunto do GP Brasil de Fórmula 1.
  • Ricardo Galesso Cardoso é médico especialista em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo. Gerente de Treinamento e médico do GRAU. Mestrando da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicidade:
Últimas Noticias
22/04/2014
22/04/2014
22/04/2014
22/04/2014