Teste que rastreia zika, dengue ou Chikungunya é finalista de prêmio de Inovação Médica
Por: Bowler Comunicação - 09/10/2019

De forma mais precisa e a um custo menor, iniciativa é uma das que têm potencial para melhorar a vida e a saúde das pessoas.

São Paulo|SP, 07 de outubro de 2019 – Diferenciar dengue, zika e Chikungunya em um único teste – este foi o trabalho realizado pelos pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, um dos projetos finalistas da 2ª edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica. A iniciativa reconhece inovações que têm potencial para melhorar a vida e a saúde das pessoas.

A tecnologia se baseia na análise de moléculas encontradas no sangue dos pacientes, comparadas por meio de inteligência artificial com um banco de dados de amostras infectadas com essas doenças. Num único teste, portanto, são pesquisadas três enfermidades, de forma mais precisa e a um custo menor.

O projeto tem potencial, assim, para nortear políticas públicas de controle de epidemias e direcionar campanhas de imunização. Isso sem contar que poderá orientar o acompanhamento pré-natal das mulheres para evitar casos de microcefalia causados pela zika, além de ajudar na triagem de doadores de sangue nos hemocentros e evitar que pessoas infectadas, mas sem sintomas, acabem contaminando outras em transfusões.

Os vencedores da 2ª edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica  serão revelados na premiação no dia 8 de novembro, em São Paulo.

Sobre a premiação

A 2ª edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica (http://premiodeinovacaomedica.com.br/) selecionou projetos desenvolvidos por universidades, hospitais, centros de pesquisa, clínicas, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e startups de todo o Brasil, em cinco categorias diferentes: Inovação em Genética, Inovação em Medicina Diagnóstica, Inovação em Tratamento, Inovação em Medicina Social e Inovação em Prevenção. Após minuciosa avaliação do júri de especialistas, 15 finalistas – três por categoria – vão seguir na premiação.

Para saber mais sobre os 15 finalistas do 2º Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica, acesse http://premiodeinovacaomedica.com.br/

Publicidade:
Últimas Noticias
30/11/2019
15/10/2019
15/10/2019
15/10/2019