UPA 24h Oropó, é a primeira do Brasil a receber certificação de qualidade ONA 2
Por: Comunicação Pró-Saúde - 13/09/2018

 

 

UPA 24h Oropó, em Mogi das Cruzes (SP), é a primeira do Brasil a receber certificação de qualidade ONA 2

 

 

A UPA 24h Dra. Corasi Alves de Andrade, conhecida como UPA 24h Oropó, protagonizou uma conquista incomum: em sua primeira experiência de certificação de qualidade, a unidade obteve, diretamente, o segundo nível de avaliação de qualidade mais respeitado do País, a ONA 2 – Acreditado Pleno. Assim, a unidade pública de saúde se tornou a primeira UPA 24h do País a receber o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sem a necessidade de cumprir a primeira etapa de certificação, conhecida como ONA 1 – Acreditado.  A unidade também é a única do Estado de São Paulo a receber a certificação.    

Este é o segundo nível do selo de reconhecimento oferecido às unidades que comprovam a qualidade e a segurança dos serviços assistenciais prestados. A certificação Acreditado Pleno somente é concedida à unidade de saúde que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além da utilização de processos integrados e plena comunicação entre as atividades. 

A UPA 24h Oropó, administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura via Secretaria Municipal de Saúde, atende, em média, 8 mil pacientes por mês. Um dos diferenciais do atendimento é o Protocolo de Sepse, que padroniza o uso dos antibióticos utilizados pelo paciente. Em caso de transferência para outro equipamento de saúde da cidade, por exemplo, não há interrupção no tratamento iniciado na UPA. “O grande diferencial da UPA é que temos um gestão integrada entre os setores, mas também com as demais unidades do município. O Protocolo de Sepse, por exemplo, mudou um critério de atendimento municipal baseado numa demanda levantada pela UPA”, explicou o diretor geral da Pró-Saúde em Mogi das Cruzes, Aguinaldo Correa. 

Outro diferencial é a adoção dos Protocolos de Segurança do Paciente, com utilização de pulseiras com identificação nominal. Dentro da UPA, todo paciente é tratado pelo nome completo, o que evita erros em procedimentos e medicamentos, principalmente em caso de homônimos. 

“A certificação plena é resultado de um esforço mútuo. Foi um desafio e a acreditação só reflete o comprometimento e vontade que temos de trabalhar com segurança e qualidade em cada um dos processos que permeiam a nossa unidade de saúde”, ponderou a diretora Administrativa da unidade, Adriana Guimarães. De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde, existem, atualmente, 560 UPAs em funcionamento no Brasil. 

Segundo a Organização Nacional de Acreditação, das nove Unidades de Pronto-Atendimento certificadas, quatro delas atendem, exclusivamente, pacientes da rede pública. Apenas duas delas possuem selo ONA 2, sendo a UPA Oropó a primeira a receber a certificação neste nível de qualidade no Brasil e a única com selo de qualidade do Estado de São Paulo. 

Sobre a Pró-Saúde

 Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. A sua sede administrativa está localizada na capital paulista.

 Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. Também faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, na cidade de São Paulo.

 Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. 

 

Publicidade:
Últimas Noticias
30/11/2018
13/11/2018
09/11/2018
09/11/2018