Novidades para diagnóstico por imagem
Por: Redação - Revista HOSP - 08/06/2015
Reunindo cerca de 20 mil profissionais de todo o mundo, a edição 2015 da JPR destacou soluções econômicas de última geração, que possibilitam reduzir doses de contraste me radiação

Finalizada no início do mês de maio, a Jornada Paulista de Radiologia (JPR) é considerada o maior evento anual da América Latina sobre radiologia e diagnóstico por imagem. Organizada pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), em parceria com a Sociedade Espanhola de Radiologia Médica (SERAM), Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear (SPRMN) e Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), essa 45ª edição do evento atraiu cerca de 20 mil pessoas entre congressistas, conferencistas, coordenadores de área, fornecedores de produtos e equipamentos e representantes de entidades médicas.

Neste ano, teve como tema principal o "Diagnóstico por Imagem na Dose Certa", em parceria com as campanhas mundiais Image Gently e Image Wisely, que alertam sobre a real necessidade de realização de exames que usam doses de contraste e exposição à radiação, como a tomografia computadorizada. Convidados estrangeiros e brasileiros somaram conhecimentos para discutir como melhorar a prática radiológica, realizando exames de qualidade e ao mesmo tempo resguardando a saúde dos pacientes ao protegê-los de doses excessivas de radiação.

Segundo Antônio José da Rocha, presidente da SPR, o uso médico da radiação ionizante e dos meios de contraste, cerne das discussões, abordaram a importância devida ao exercício da medicina de acordo com a necessidade de cada paciente. "Nosso desafio hoje é garantir o diagnóstico por imagem na dose certa, ajustar o investimento às principais necessidades de cada um e, em última análise, dar transparência e garantir retorno de investimentos", ressalta.

Exposição técnica
Durante a JPR'2015, mais de 100 expositores participaram mostrando soluções de ponta. Entre eles estava a Agfa HealthCare, que mostrou o DX-D 100, sistema móvel de radiografia digital direta. Com captura instantânea de imagem de alta qualidade, proporciona conforto, bem-estar e potencial redução de dose. Pode ser utilizado diretamente no leito, atendendo principalmente às demandas do setor pediátrico e neonatal. Equipado com detector sem fio DX-D 30C, gera maior flexibilidade e melhor controle de infecções. Possui software inteligente de processamento de imagem.

Outro destaque da companhia foi o CR 15-X, digitalizador de imagem que proporciona solução em radiografia computadorizada compacta, altamente versátil e que oferece imagem de alta qualidade de forma rápida e acessível. Robusto, mas de fácil instalação e manutenção, proporciona rápido fluxo de trabalho, com velocidade e resolução controladas pelo usuário. Quando utilizado nesta solução de CR, o cassete com tecnologia NIP (needle image plates) concede entre 50% a 60% de potencial de redução de dose para o paciente. Compacto e adequado para aplicações móveis é apropriado para ambientes hospitalares descentralizados, clínicas e consultórios particulares.

Para ler a matéria na integra clique aqui.

Publicidade:
Últimas Noticias
30/08/2017
21/08/2017
21/08/2017
17/08/2017