APAE de São Paulo promove seminário internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência
Por: CDI Comunicação Corporativa - 14/09/2018

 

O evento acontecerá em 20 e 21 de setembro e contará com especialistas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Índia, entre outros

 

O Instituto de Ensino e Pesquisa APAE de SÃO PAULO, com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Centro de Tecnologia e Inovação e da Inclusion International, realiza a primeira edição do Seminário Internacional de Capacidade Jurídica e Tomada de Decisão Apoiada. O evento é gratuito e acontecerá em 20 e 21 de setembro na Barra Funda, em São Paulo.

O seminário discutirá os principais desafios e mudanças da legislação brasileira e internacional sobre as pessoas com deficiência com a participação de especialistas de todo mundo – Estados Unidos, Canadá, Índia, Espanha, entre outros. A ideia é conhecer as experiências de outros países para ajudar a sociedade civil e o poder público a pensarem em como podemos melhorar a nossa realidade neste tema.

A programação completa do seminário e demais informações podem ser encontradas no site oficial: http://seminternacionalapaesp.cti.org.br/

Saiba mais

Os recentes marcos na legislação sobre os direitos das pessoas com deficiência trouxeram uma importante mudança de paradigma. Hoje, a atual legislação brasileira, por meio da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, reconhece que todas as pessoas têm capacidade de ter e de exercer direitos na ordem civil, independentemente de sua deficiência. Isso inclui, por exemplo, o direito de casar, de ter filhos, de votar, entre outros.

"O desafio de implementar esse novo paradigma depende da participação das próprias pessoas com deficiência, suas famílias, organizações que atuam na área da deficiência, bem como do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Previdência Social e dos Cartórios de Registro", explica Anna Beatriz Leite, assessora de Advocacy da APAE de SÃO PAULO. Em destaque, o seminário abordará temas como capacidade jurídica, tomada de decisão apoiada e autodefensoria.

Serviço - Seminário Internacional de Capacidade Jurídica e Tomada de Decisão Apoiada

Data: 20 e 21 de setembro

Horário: 20/09 – 14h às 18h20 – 21/09 – 9h às 18h

Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, Barra Funda, São Paulo – SP

Inscrições e informações: http://seminternacionalapaesp.cti.org.br

Sobre o Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO

O Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO desenvolve programas de educação, visando difundir o conhecimento acerca da Deficiência Intelectual, capacita profissionais com o objetivo de auxiliar no processo de inclusão e na promoção da qualidade de vida das pessoas com Deficiência Intelectual. Neste sentido, a Pesquisa assume papel de protagonismo na elaboração de conceitos, na validação de pesquisas científicas, embasando a disseminação do conhecimento por meio do departamento de Ensino e em total sintonia com o acervo bibliográfico, disponibilizando várias possibilidades de produção e difusão do saber sobre Deficiência Intelectual e suas transversalidades.

Sobre o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI)

Em 2013, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, inaugurou o primeiro Centro de Tecnologia e Inovação na capital paulista, localizado no Parque Fontes do Ipiranga (km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes). Composto por quatro casas e um teatro com capacidade para 50 pessoas, o centro conta com mil metros quadrados construídos e abriga 30 ambientes que oferecem orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual com oficinas de libras, braile e comunicação alternativa. Há atividades para formação de gestores de política e profissionais que trabalham com gestores de pessoas com deficiência e também para os profissionais, através de cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.

Sobre a Inclusion International

A Inclusion International é uma rede mundial de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias que defende os direitos humanos e o progresso em direção à visão da inclusão internacional. A rede representa mais de 200 federações em 115 países ao longo de cinco regiões do planeta: Oriente Médio e Norte da África, Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. Desde abril de 2018, a APAE DE SÃO PAULO é membro efetivo da rede. A parceria fortalece a voz pela inclusão das pessoas com deficiência intelectual na América Latina.

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos que há 57 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, apoia a sua inclusão social, atua na defesa de seus direitos e produz e dissemina conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.

Publicidade:
Últimas Noticias
30/11/2018
13/11/2018
09/11/2018
09/11/2018