Laramara traz inovação em feira de tecnologia e acessibilidade
Por: Tacla Comunicação - 10/06/2019

Durante a Reatech 2019, associação apresenta recursos que facilitam a rotina no mercado de trabalho, na escola e no lazer de pessoas com deficiência visual

O desenvolvimento da tecnologia revolucionou vários recursos utilizados por pessoas com necessidades especiais. No Brasil, a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual – nacionalizou equipamentos essenciais para educação e inclusão, como a máquina de escrever em braille, e oferece os principais produtos tecnológicos para facilitar a vida cotidiana de brasileiros cegos e com baixa visão.

Relógios e calculadoras que falam, impressoras em braille, acessórios que permitem decodificar o texto de uma página de internet em braile e ampliadores de tela são alguns dos produtos de ponta oferecidos pela instituição em seu centro de tecnologia especializada, o Laratec.

Neste ano, novidades do setor serão apresentadas na Reatech 2019, maior feira de acessibilidade da América Latina, que acontece de 13 a 16 de junho, no São Paulo Expo, que conta com a participação da Laramara para oferecer informações, produtos e serviços para as pessoas com deficiência visual.

Entre os destaques que serão expostos pela associação estão os vídeos ampliadores, que permitem às pessoas com baixa visão ter acesso a materiais impressos que as lupas ópticas são incapazes de ampliar suficientemente para ler, e também os leitores de livros, que tornam livros digitais acessíveis para pessoas com deficiências visuais. Os produtos clássicos do Laratec, como jogos adaptados, relógios falantes, bengalas e máquinas de braile estarão disponíveis para conhecimento do público. Além disso, o técnico em Tecnologia Assisitiva, Luiz Xavier, irá participar da palestra “Impressora Index Basic D: como instalar, configurar e operar para usar na sua escola”.

16ª edição de REATECH BRASIL – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Acessibilidade e Inclusão. 
Dia
: 13 a 16 de junho
Horário: 13 e 14, das 13h às 20h, e 15 e 16, das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Sobre a Laramara:

A Laramara é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual e um centro de referência na América Latina no desenvolvimento e na pesquisa na área da deficiência visual. Realiza atendimento especializado nas áreas socioassistencial e socioeducativas com ações complementares e atividades específicas essenciais à aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e com deficiências associadas. As atividades são realizadas em grupos, organizados por faixa etária e os usuários dispõem ainda de atendimentos específicos de Braille, Soroban, Desenvolvimento da Eficiência Visual (Baixa Visão) e Orientação e Mobilidade. Disponibiliza recursos humanos para apoio à inclusão social, colabora para o aperfeiçoamento e a capacitação de profissionais e divulga suas experiências e aquisições para todo o Brasil, por meio de 30 recursos instrucionais produzidos por sua equipe, como livros, manuais e DVD's, contribuindo para que todas as crianças brasileiras possam ser educadas e beneficiadas. Laramara trouxe para o Brasil a fabricação da máquina Braille e da bengala, indispensáveis para a educação e a autonomia da pessoa cega. Buscando a inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência visual, ampliou seu projeto socioassistencial, incluindo a preparação para o mundo do trabalho e vem desenvolvendo um programa especial para os jovens maiores de 17 anos. Laramara, desde sua fundação, acredita no valor do brincar e do brinquedo para a interação com a criança e para facilitar o desenvolvimento infantil; defende o direito da criança com deficiência visual a um aprendizado alegre e prazeroso, com brincadeiras e otimismo e continua cada vez mais unida em torno deste ideal. O trabalho de Laramara que, em 2019 completou 28 anos, atua efetivamente no estado de São Paulo e procura colaborar também para a inclusão das pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.

Publicidade:
Últimas Noticias
30/06/2019
13/06/2019
13/06/2019
13/06/2019