-->
Login
Consórcio Prodal inicia operação no Hospital do Suburbio, na Bahia
Por: Note Comunicação - 16/09/2010

O consórcio Prodal iniciou, nesta semana, a operação do Hospital do Suburbio, localizado em Salvador, na Bahia. Formado pela união das empresas Promédica Patrimonial S.A. e a francesa Dalkia, divisão de energia da Veolia Environnement em parceria com a Electricité de France (EDF), o consórcio venceu a concorrência para a primeira PPP (Parceria Público-Privada) da área de saúde no Brasil e será responsável pela gestão integral do hospital, que deve atender a um milhão de pessoas na região.

O Hospital do Suburbio é fruto de uma cooperação técnica entre o Governo da Bahia, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a IFC (International Finance Corporation) - subsidiária do Banco Mundial.

O hospital foi construído no bairro Suburbio Ferroviário, na periferia da capital baiana. Com 298 leitos, o hospital tem foco em atendimento de urgência e emergência, incluindo UTIs adulto e pediátrica, unidade de queimados, unidade semi-intensiva e internação adulto e pediátrica, centro cirúrgico, ambulatório e laboratório.

A escolha do consórcio aconteceu em fevereiro por meio de pregão eletrônico na Bolsa de Valores de São Paulo. A contraprestação anual é de R$ 103,5 milhões, em contrato válido pelos próximos 10 anos.

Na administração e operação do hospital, a empresa baiana será responsável pela área médica do hospital, desde a contratação de equipe à assistência médica aos pacientes. Já à Dalkia, que atua em mais de 30 contratos tipo PPP no mundo, caberá a gestão não-médica da instituição, como gestão de energia e água, facilities, serviços de hotelaria, segurança, limpeza e paisagismo.

A Promédica tem 70% do consórcio, mesma representatividade dos custos da área médica do projeto, enquanto a Dalkia possui 30%, referentes aos custos da área não médica.

"A gestão do Hospital do Suburbio deverá ser um referencial dentro da perspectiva de Parceria Público-Privada em saúde no Brasil. A intenção é criar uma cultura nacional para aumentar a qualidade de saúde pública brasileira, com a agilidade da iniciativa privada, para gerar mais qualidade à população", afirma Daniel Figueiredo, diretor comercial da Dalkia.

Sobre a Dalkia: Subsidiária da Veolia Environnement e Electricité de France - EDF, a Dalkia é líder na Europa em prestação de serviços energéticos para empresas públicas e privadas. Desde a criação, tem como foco a otimização energética e ambiental. A Dalkia responde às necessidades de seus clientes com soluções completas e personalizadas de conforto e eficácia energética, incluindo gestão de redes de calor, unidades de produção de energia e de fluidos, serviços de engenharia e manutenção de instalações energéticas, serviços técnicos ligados ao funcionamento de empreendimentos terciários e industriais. No Brasil, a Dalkia está presente desde 1998. Os principais setores atendidos são shopping centers, hospitais, empreendimentos corporativos, instituições de saúde e educação. Em 2009, a Dalkia registrou um faturamento de R$ 220 milhões no País.

Publicidade:
Últimas Noticias
30/12/2019
02/12/2019
02/12/2019
02/12/2019